Divulgar conteúdo
  • Login (atualize a página se necessário)
Fabíola Tasca, 1ª Polifônica de Belo Horizonte, 2007
Sávio Reale, Tapetes Pampulha (Coleção Pampulha)
Sávio Reale, s/t
Maria Angélica Melendi, Altar em Tepito, México, DF
Fabíola Tasca, Parlatório, 2005
Sávio Reale, s/t
Sávio Reale, Tapetes Pampulha (Coleção Pampulha)
Lucas Delfino, Notas de Viagem, 2010
Maria Angélica Melendi, Santuário de Cromañón, Buenos Aires, Argentina
Maria Angélica Melendi, Santuário de Cromañón, Buenos Aires, Argentina

Hélio Nunes

Revista 3x3 traz entrevista com Paulo Nazareth por Hélio Nunes

3C, Capa da revista 3x3 #2

Foi lançado recentemente o número 2 da revista 3x3 do 3C Centro de Criação Contemporânea, cuja proposta é apresentar trimestralmente o trabalho de três artistas em contato com três curadores. Mesmo não sendo curador, dessa feita, em que resolveram abordar o circuito mineiro, fui convidado para conversar com o Paulo Nazareth.

Ordenação empilhativa de “Liberdade – o homem nasceu para pensar”, 2012 [1962]

Hélio Nunes, Ordenação empilhativa de “Liberdade – o homem nasceu para pensar”, 2012 [1962]

Participação espectral de Hélio Nunes.

1) instalação: Pássaro do Amanhã, 1962, com dedicatória a Astrogildo, datada 9-4-60, por Hélio Nunes, vários outros títulos empilhados, um caixote e um pijama;

2) ação: chute e débâcle.

Dimensões variáveis, dependendo da estabilidade da pilha, da ordem do artista na montagem e da receptividade do público.

Leia mais Sobre “Ordenação empilhativa..”

(Para que serve a pintura?) Para criar buraco em sabão... dando razão àqueles que não consideram Dalí surrealista, 2011

Hélio Nunes, (Para que serve a pintura?) Para criar buraco em sabão... dando razão àqueles que não consideram Dalí surrealista, 2011

(Para que serve a pintura?) Para criar buraco em sabão, de forma que pode muito bem servir de moldura para um fragmento no Salvador Dalí que se empoeira no ateliê, ilustrando assim a tese de Wölfflin, dando razão àqueles que não consideram Dalí surrealista, 2011, acontecimento pós-pictórico com sabão, dimensões variáveis (7,5x5,8x1 cm).

Para quem não é pintor: quando limpamos os pincéis, geralmente abrimos buracos como esse.

A linguagem é um vírus | Nilcéa Moraleida

Nilcéa Moraleida, Convite exposição A linguagem é um vírus

Nesse 3 de maio, às 19 horas, abre nova exposição de Nilcéa Moraleida, A linguagem é um vírus, na Passarela Cultural do Anexo da Biblioteca Pública (Rua da Bahia, 1899, 2º piso). A mostra persiste até 27 de maio e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8 às 20 horas.

O Grupo com Francisco Jarauto

Hélio Nunes, O Grupo com Francisco Jarauto

Reunião do Grupo com Francisco Jarauto para uma conversa sobre catástrofes, em setembro de 2010.

Resolução das imagens (pixels e dpi)

Hélio Nunes, Resolução das imagens no Gimp

Muita gente confunde pixels (px) com pontos por polegada (dpi), duas medidas que afetam a resolução das imagens.

Para começar, px é uma unidade bruta que equivale ao dado mínimo da imagem, independentemente do meio em que ela está; é uma unidade puramente virtual. Já dpi é a relação entre os pontos que a imagem contém e a área concreta que eles ocuparão quando a imagem for impressa ou mostrada na tela; em outras palavras, dpi é a medida espacial da densidade de pontos.

Resolução das imagens no Gimp

Hélio Nunes, Resolução das imagens no Gimp

Mostra a relação entre pixels e ppi (pixels por polegada, que geralmente equivale a dpi) no software Gimp. Repare que uma imagem de 1 in² a 100 ppi resultará em 100x100 px.

Imagens de Afeto na Copasa

Nilcéa Moraleida, Rafael, 2009Vale a pena conferir a exposição coletiva Imagens de Afeto das artistas Nilcéa Moraleida, Camila Otto e Rachel Leão que vai até 6 de março na Galeria de Arte da Copasa. Mais informações.