Divulgar conteúdo
  • Login (atualize a página se necessário)
Lucas Delfino, Via Dolorosa (O Semeador), 2010
Tales Bedeschi, Linha curva da Terra, 2010
Sávio Reale, s/t
Sávio Reale, s/t
Lucas Delfino, Projeto Memorial da Declaração dos Direitos Humanos, 2008-2009
Melissa Rocha, KV1-Keep Walking, 2005
João Castilho, Tempero, 2009
Sávio Reale, s/t
Tales Bedeschi, Das revoadas
Douglas Pego, Beleza Feminina, 2007

Hélio Nunes

Revista 3x3 traz entrevista com Paulo Nazareth por Hélio Nunes

3C, Capa da revista 3x3 #2

Foi lançado recentemente o número 2 da revista 3x3 do 3C Centro de Criação Contemporânea, cuja proposta é apresentar trimestralmente o trabalho de três artistas em contato com três curadores. Mesmo não sendo curador, dessa feita, em que resolveram abordar o circuito mineiro, fui convidado para conversar com o Paulo Nazareth.

Ordenação empilhativa de “Liberdade – o homem nasceu para pensar”, 2012 [1962]

Hélio Nunes, Ordenação empilhativa de “Liberdade – o homem nasceu para pensar”, 2012 [1962]

Participação espectral de Hélio Nunes.

1) instalação: Pássaro do Amanhã, 1962, com dedicatória a Astrogildo, datada 9-4-60, por Hélio Nunes, vários outros títulos empilhados, um caixote e um pijama;

2) ação: chute e débâcle.

Dimensões variáveis, dependendo da estabilidade da pilha, da ordem do artista na montagem e da receptividade do público.

Leia mais Sobre “Ordenação empilhativa..”

(Para que serve a pintura?) Para criar buraco em sabão... dando razão àqueles que não consideram Dalí surrealista, 2011

Hélio Nunes, (Para que serve a pintura?) Para criar buraco em sabão... dando razão àqueles que não consideram Dalí surrealista, 2011

(Para que serve a pintura?) Para criar buraco em sabão, de forma que pode muito bem servir de moldura para um fragmento no Salvador Dalí que se empoeira no ateliê, ilustrando assim a tese de Wölfflin, dando razão àqueles que não consideram Dalí surrealista, 2011, acontecimento pós-pictórico com sabão, dimensões variáveis (7,5x5,8x1 cm).

Para quem não é pintor: quando limpamos os pincéis, geralmente abrimos buracos como esse.

A linguagem é um vírus | Nilcéa Moraleida

Nilcéa Moraleida, Convite exposição A linguagem é um vírus

Nesse 3 de maio, às 19 horas, abre nova exposição de Nilcéa Moraleida, A linguagem é um vírus, na Passarela Cultural do Anexo da Biblioteca Pública (Rua da Bahia, 1899, 2º piso). A mostra persiste até 27 de maio e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8 às 20 horas.

O Grupo com Francisco Jarauto

Hélio Nunes, O Grupo com Francisco Jarauto

Reunião do Grupo com Francisco Jarauto para uma conversa sobre catástrofes, em setembro de 2010.

Resolução das imagens (pixels e dpi)

Hélio Nunes, Resolução das imagens no Gimp

Muita gente confunde pixels (px) com pontos por polegada (dpi), duas medidas que afetam a resolução das imagens.

Para começar, px é uma unidade bruta que equivale ao dado mínimo da imagem, independentemente do meio em que ela está; é uma unidade puramente virtual. Já dpi é a relação entre os pontos que a imagem contém e a área concreta que eles ocuparão quando a imagem for impressa ou mostrada na tela; em outras palavras, dpi é a medida espacial da densidade de pontos.

Resolução das imagens no Gimp

Hélio Nunes, Resolução das imagens no Gimp

Mostra a relação entre pixels e ppi (pixels por polegada, que geralmente equivale a dpi) no software Gimp. Repare que uma imagem de 1 in² a 100 ppi resultará em 100x100 px.

Imagens de Afeto na Copasa

Nilcéa Moraleida, Rafael, 2009Vale a pena conferir a exposição coletiva Imagens de Afeto das artistas Nilcéa Moraleida, Camila Otto e Rachel Leão que vai até 6 de março na Galeria de Arte da Copasa. Mais informações.