- Login (atualize a página se necessário)
Defesa de dissertação de Alice Costa
Imagens de memória/esquecimento na contemporaneidade
Escola de Belas Artes da UFMG, 28 nov. 2011.
Sala 2005 – 14 horas.
Área de Concentração: Arte e Tecnologia da Imagem.
Orientadora: Profª Drª Maria Angélica Melendi.
Banca examinadora
Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso – titular – EBA/UFMG
Prof. Dr. Elcio Loureiro Cornelsen – titular – FALE/UFMG
Profa. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel – suplente – EBA/UFMG
Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota – suplente – EA/UFMG
Resumo
A arte, ao misturar-se com a vida, atende ao dever de memória exigido após a Shoah e desenvolve estratégias diante do desafio da representação da catástrofe. Para isso, é fundamental compreender a relação complexa com a temporalidade pela qual passou o século XX até chegar à "cultura de memória" e à abertura dos arquivos proibidos. Se a história recente mostrou grandes apagamentos, a arte demonstra que a imagem a elaborar-se é a de um par indissociável: memória/esquecimento. As estratégias que se esboçaram revelam essas negociações tensas com a história: fragmentação da linguagem, atrair pela angústia, presentificação, e a inserção da palavra na arte. Destacou-se também o uso frequente da poética do branco em tais imagens. As obras de Rosângela Rennó e Leila Danziger, entre outros artistas, foram essenciais nessa análise.
Palavras-chave: Memória, esquecimento, temporalidade, arquivo, arte, contemporaneidade.