• Login (atualize a página se necessário)
Rachel Falcão, Voragem, 2006 (detalhe)
Sávio Reale, Tapetes Pampulha (Coleção Pampulha)
Douglas Pego, Para Ver Vazia, 2009
Ines Linke e Louise Ganz, Percursos, 2007
Hélio Nunes, (Para que serve a pintura?) Para tapar um buraco na mesa onde tomo café com uma imagem temática, 2008
Douglas Pego, Salto, 2008
Rachel Falcão, Da série Labiríntimo, 2009
Rachel Falcão, Habita Vida, 2000-2003
Douglas Pego, Caras para Ler, 2010
Rachel Falcão, Habita vida, 2000-2003

I Simpósio Internacional Imagem e Memória

Por Grupo
Grupo, Cartaz de divulgação do I Simpósio Internacional Imagem e Memória

Entre os dias 18 e 20 de maio de 2011 ocorre na Faculdade de Letras da UFMG o I Simpósio Internacional Imagem e Memória, que busca uma dimensão interdisciplinar para lidar com a questão da memória e de suas relações com a imagem. No dia 20, às 14 horas, ocorrerá mesa-redonda com participação de nossa coordenadora Maria Angélica Melendi (Piti). A programação para os três dias é muito rica, com pesquisadores e artistas importantes, brasileiros e estrangeiros. Para mais informações, confira o site do Simpósio.

Texto de divulgação:

No período de 18 a 20 de maio de 2011, será realizado o I Simpósio Internacional Imagem e Memória, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

O evento tem como principal objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores, docentes e artistas que desenvolvem pesquisas e trabalhos relacionados à interlocução entre imagem e memória. Estarão reunidos nesse encontro pesquisadores brasileiros e estrangeiros cujos trabalhos de investigação são referência no campo proposto pelo Simpósio.

Entendemos que a relação do passado com o presente e a necessidade de refletir criticamente sobre as experiências e vivências individuais e coletivas, a partir das quais se constroem os relatos sobre o passado, são preocupações que não se limitam ao âmbito profissional dos historiadores, mas que estão presentes nos estudos literários e culturais, traspassando linguagens e mídias diversas.

Essa dimensão interdisciplinar da questão da memória e de suas relações com a imagem, seja literária ou icônica, está refletida nas diversas áreas contempladas pelo Simpósio: Estudos Literários, Estudos Filosóficos, Culturais e Históricos; Estudos Inter-Semióticos e Estudos em Artes Visuais.

Acompanhe informações sobre o evento pelo site oficial