- Login (atualize a página se necessário)
Seminário O que resta da ditadura: a arte latino-americana em tempos de crise
O Grupo tem o prazer de convidar para o seminário O que resta da ditadura: a arte latino-americana em tempos de crise a ser realizado nos dias 9 e 10 de junho de 2016 na Escola de Belas Artes da UFMG, com palestra de Lincoln Volpini, mesas-redondas com os membros do Grupo e exibição de filmes, com comentários de Armando Queiroz, diretor de “Ymá Nhandehetama”, na exibição deste, e de Leo Castriota, professor na Escola de Arquitetura da UFMG, na exibição de encerramento. A entrada é gratuita.
Dia 9, quinta-feira
Abertura
10h00 – Apresentação Profa. Dra. Maria Angélica Melendi coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes
10h15 – Réu Primário. Palestra de abertura Prof. Lincoln Volpini. (EBA, UFMG)
12h00 – Intervalo
Mesas
14h00 – Mesa 1 – Pesquisadores do grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes – Moderador: Melissa Rocha
- Arte e memória num país onde a ditadura nunca acabou (o perigo dos golpes brandos) – Prof. Dr. Adolfo Cifuentes (EBA/UFMG)
- Cedo ou tarde, a arte não anistia – Ma. Alice Costa Souza (EBA/UFMG)
15h00 – Mesa 2 - Pesquisadores do grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes – Moderador: Juliana Mafra
- Só à distância mostra-se os dentes: um dossiê de primeira viagem – Ma. Hortência Abreu (EBA/UFMG) e Ricardo Burgarelli (EBA/UFMG)
- Ideologia e fantasmas: uma aparição atual de Hélio Oiticica – Me. Gladston Costa (EBA/UFMG)
16h00 – Intervalo
Exibição
16h30 – Ymá Nhandehetama (2009) de Armando Queirós - apresentado na 31ª Bienal de Arte de São Paulo (2014)
17h00 – Debate com o autor
Dia 10, sexta-feira
Mesas
10h00 – Mesa 3 – Pesquisadores do grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes – Moderador: Gladston Costa
- Complex pile, o grotesco e a merda da civilização – Ma. Juliana Mafra (EBA/UFMG)
- Feminismos quir: arte e ativismo latino-americano nas pós-ditaduras – Ma. Bárbara Ahouagi (EBA/UFMG)
11h00 – Mesa 4 – Pesquisadores do grupo Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes – Moderador: Adolfo Cifuentes
- O contra-arquivo na arte, o poder xamânico de uma antropologia reversa – Ma. Melissa Rocha (EBA/UFMG)
- supressão/omissão, 1959-2006 – Victor Galvão (EBA/UFMG)
Exibição
12h00 – Apelo de Clara Ianni e Débora Maria da Silva (Mães de Maio) – apresentado na 31ª Bienal de Arte de São Paulo (2014)
12h20 – Intervalo
Mesa
14h00 – Uma pátria obscura: o que resta da anistia – Profa. Dra. Maria Angélica Melendi (EBA/UFMG)
Moderador: Victor Galvão
Exibição
15h00 – Apocalipse de nosso tempo (2014) de Clara Albinati e Ishtar Yasin
15h30 – Intervalo
16h00 – Retratos de Identificação (2014) de Anita Leandro, comentado por Prof. Dr. Leo Castriota (EA/UFMG)